COPO & ALMA – “OS MELHORES 321 VINHOS 2019″
O Guia Copo & Alma de Melhores Vinhos, é um projecto editorial da autoria do crítico de vinhos Aníbal José Coutinho, que se iniciou em 2004, no seio da revista Evasões, e que na edição de 2005 foi acolhido pelos jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias. A partir da edição de 2010, o guia transitou para a sua página pessoal w-anibal.com, sendo este o primeiro guia electrónico de vinhos no país. Disponibiliza informação completa sobre os zonamentos de Portugal vinhateiro e suas regiões vitivinícolas, notas de prova e um breve historial de cada vinho. Esta selecção pessoal de vinhos, feita por Aníbal José Coutinho, é todos os anos publicada na noite de Natal, altura em que é conhecido o número exacto de vinhos que decifra os “XXX”, e mantém-se disponível para consulta durante todo o ano. Os vinhos referenciados ganham notoriedade e procura, após a edição do guia.
Esta selecção seguiu a metodologia usada em todos os concursos internacionais homologados pela OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho: a prova cega. É usada a classificação centesimal da OIV, com máximos de 15 pontos para a avaliação da Visão, 30 pontos para a bondade do Aroma, 44 pontos para as sensações do Gosto e uma apreciação global do vinho com baliza de 11 pontos.
A prova cega que originou a selecção dos vinhos tranquilos (brancos, rosados e tintos) é preparada, todos os anos, pelo corpo técnico da Comissão Vitivinícola Regional do Península de Setúbal (CVRPS). Para melhor comparação entre as amostras, o ano de colheita e a região são dados conhecidos. As sessões de prova, dos mais de 650 vinhos, representativos da gama alta de todos os produtores nacionais, contactados directamente ou através das respectivas Comissões Vitivinícolas, realizam-se sempre em Outubro na sala de provas da CVRPS, em Palmela.
Ver em Flipbook
Top 50 Lists
Descarregar Guia
Copo & Alma – Os Melhores 363 Vinhos 2018
Uma selecção de vinhos pode obedecer a critérios tão diversos como a focalização nas marcas mais prestigiadas, a representação proporcional dos produtores de um país ou de uma região, a relação qualidade-preço ou a melhor roupagem das garrafas. A minha selecção seguiu a metodologia usada em todos os concursos internacionais homologados pela OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho.

Copo & Alma – Os Melhores 364 Vinhos 2017
As classificações que o leitor encontrará neste Guia são, exclusivamente, o reflexo de uma única apreciação, num determinado momento, de um único provador, que agradece todo o empenhado apoio do Presidente, da Direcção e da equipa técnica da CVRPS que organizou, serviu, monitorizou e descodificou todas as sessões de prova.

Copo & Alma – Os Melhores 354 Vinhos 2016
Com o primeiro guia electrónico de vinhos do país, celebro mais um ano de contacto com os w-amigos. Este meu presente de Natal – disponível para consulta durante todo o ano, até nova edição – contém a melhor informação, notas de prova e a minha selecção pessoal, sobre os melhores vinhos de calendário portugueses, para o ano 2016.

Copo & Alma – Os Melhores 357 Vinhos 2015
O Guia Copo & Alma – Melhores Vinhos do Ano celebra a sua décima edição, tendo sido em 2010 transportado para a versão digital, tornando-se assim o primeiro guia electrónico de vinhos do país. Disponível no site w-anibal.com, o guia traz-lhe… ler mais

Copo & Alma – Os Melhores 353 Vinhos 2014
O Guia Copo & Alma – Melhores Vinhos do Ano celebra a sua nona edição, tendo sido em 2010 transportado para a versão digital, tornando-se assim o primeiro guia electrónico de vinhos do país. Disponível no site w-anibal.com, o guia traz-lhe a melhor informação,… ler mais
