ANÍBAL JOSÉ COUTINHO

Nascido em 1968, em Armação de Pera, Algarve, casado, dois filhos, licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e é membro efetivo da Ordem dos Engenheiros há trinta anos. O gosto pelo vinho levou-o de novo à universidade, desta vez ao Instituto Superior de Agronomia (Lisboa), onde se especializou em Viticultura e Enologia, com mestrado na mesma área. Em 2016, concluiu o programa de doutoramento em Engenharia Alimentar, na vertente de Análise Sensorial, tendo já publicado parte do seu trabalho na revista científica americana Journal of Sensory Studies e no anuário do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV). Foi membro da comissão diretiva da Associação Portuguesa de Enologia, o grémio dos enólogos portugueses, e é especialista em Métodos de Análise da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). É diretor-executivo da pós-graduação em Wine Marketing, no ISLA, em Santarém, e docente convidado no Instituto Superior de Agronomia e no Instituto Superior de Administração e Gestão (Porto).

No final de 2002 começou a escrever sobre vinhos na revista Evasões e na Revista de Vinhos. Desde então, intensificou o seu trabalho de crítica especializada, colaborando com o semanário Sol, o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias, com a rádio TSF, entre muitos outros meios de comunicação. Em 2009, fez parte do painel da Hora de Baco, programa televisivo dedicado ao vinho. Publica, desde 2005, duas seleções anuais de vinho: Copo&Alma, Melhores Vinhos e Copo&Alma, Guia Popular de Vinhos (Editorial Presença). O primeiro passou, em 2010, a ser exclusivamente digital, estando alojado em w-anibal.com. Juntamente com este portal de vinhos, entrega anualmente os Prémios W à fileira nacional do vinho e da vinha. É autor do guia sobre Portugal integrado na coleção internacional TOP 10 Vinhos da editora Dorling Kindersley. É júri de vários concursos internacionais de vinho, como o Concours Mondial de Bruxelles, International Wine Challenge, Vinalies Internationales, Citadelles du Vin, Selections Mondiales Canada, Berliner Wein Trophy ou Mundus Vini. Em Portugal, preside aos concursos regionais da Península de Setúbal e da Beira Interior, e é diretor técnico do Concurso Uva de Ouro, todos reconhecidos pelo IVV. É ainda coordenador da Câmara de Provadores da CVR da Península de Setúbal. Detentor das marcas Astronauta e Escondido, como enólogo, já vinificou e assinou vinhos em Portugal, Espanha, França, Alemanha e África do Sul. Teve a honra de desenhar, para a Federação Portuguesa de Futebol, o vinho que celebra a conquista do Euro 2016, o maior feito do desporto nacional.

Entre várias colaborações como formador e consultor, destaca-se a função de enólogo consultor na Modelo Continente Hipermercados, que desempenha há mais de uma década.

Tem na música outra atividade profissional, sendo membro efetivo do Coro Gulbenkian, desde 1998.

“Este engenheiro civil, formado pelo Instituto Superior Técnico, rumou ao Instituto Superior de Agronomia, onde se especializou em Viticultura e Enologia, dado o gosto pelo vinho. Jornalista, crítico, formador, blogger, produtor de vinhos, júri de concursos nacionais e internacionais, membro do Coro Gulbenkian, em Aníbal Coutinho cabem várias dimensões, um verdadeiro ‘one man show’ que procura sempre mais, e melhor, para o universo do vinho português. Algarvio de gema, foi dos primeiros especialistas a segmentar os vinhos nacionais, não por divisões administrativas, mas por terroirs. E, com os vinhos Escondido e Astronauta vai, lentamente, de forma discreta, construindo um sólido portefólio.”
Revista de Vinhos Outubro 2020.