PRÉMIOS W 2010

Os Prémios W abrem janelas sobre o trabalho de excelência da fileira do vinho que, sendo crescente em Portugal, passa discreto ao lado da informação mais cinzentona mas mediática. A difícil tarefa de selecção e premiação só se justifica se este escrutínio for aceite de modo construtivo e inspirador: todos os nomeados são vencedores e verdadeiros faróis na árdua luta por um lugar destacado do vinho português no mercado global.

Que a inspiração chegue aos nossos governantes: ao contrário dos investimentos em multinacionais; à semelhança do rico filão nacional das energias renováveis, a fileira do vinho não é deslocalizável e tem um impacto amplo e umbilical em toda a sociedade portuguesa, cruzando os tempos e as várias dimensões da economia que marcam e diferenciam o nosso modo de vida, tornando Portugal apetecível.

Aníbal Coutinho, Enólogo, Crítico de Vinhos

LISTA DE VENCEDORES

  • Melhor Indicação Geográfica Protegida (Vinho Regional) – IG Tejo 
  • Melhor Denominação de Origem Protegida (DOC) – DO Madeira 
  • Melhor Enoturismo sem Estadia – Aliança Underground Museum, Sangalhos
  • Melhor Enoturismo com Estadia – Herdade da Malhadinha Nova, Beja
  • Melhor Serviço de Vinhos em Restaurante de Rua – Restaurante Veneza, Paderne, Algarve 
  • Melhor Serviço de Vinhos em Restaurante Integrado – Fortaleza do Guincho, Cascais
  • Melhor Produtor de Vinhos Tranquilos (Vinho Diário) – Sogrape Vinhos
  • Melhor Produtor de Vinhos Tranquilos (Vinho de Calendário) – Niepoort
  • Melhor Produtor de Vinhos Fortificados – The Fladgate Partnership
  • Melhor Produtor de Vinhos Efervescentes – Quinta das Bágeiras
  • Melhor Vinho Tranquilo Branco – Soalheiro, Primeiras Vinhas, Alvarinho, DOC Vinho Verde (Monção e Melgaço), 2009
  • Melhor Vinho Tranquilo Rosé – Quinta da Romaneira, DO Douro (Cima Corgo), 2009
  • Melhor Vinho Tranquilo Tinto – Quinta do Vallado, Reserva, Field Blend, DOC (Baixo Corgo), 2008
  • Melhor Vinho Fortificado – Blandy’s, Malmsey, 1985, Madeira (colheita) DOC
  • Jovem Enólogo do Ano – Sandra Gonçalves
  • Enólogo do Ano – João Portugal Ramos
  • Acontecimento do Ano – Wine for iPhone, iPad & iPod
  • Personalidade do Ano – João Pires

NEWSLETTER ESPECIAL

COMENTÁRIOS

Melhor Denominação de Origem Protegida (DOC) – DO Madeira

«É sem dúvida um prémio de grande importância para o Vinho Madeira, e tem para nós um significado especial pois é sobretudo um prémio da Região Vitivinícola da Madeira e de todos os seus intervenientes, Viticultores e Empresas Produtoras, que de forma articulada tem conjugado esforços na Defesa da Qualidade e na Valorização do Vinho Madeira.» (Paula Cabaço)

 

Jovem Enólogo do Ano – Sandra Gonçalves

«Sabia que estava nomeada, achei sempre que as minhas hipóteses de ganhar eram as mesmas dos outros 9 colegas e amigos que têm feito um excelente trabalho. Para mim, receber este prémio de alguém que admiro e respeito imenso enquanto pessoa e sobretudo pelo trabalho que tem desenvolvido como Crítico de vinhos , sendo ele também um Enólogo, é uma grande honra. Resumindo o mundo dos vinhos é intrínseco à minha pessoa e este prémio é um incentivo na minha caminhada. Quero aproveitar a agradecer e dedicar este prémio à minha família que me deu a hipótese de escolher esta profissão e ao meu patrão e amigo Júlio Bastos que é para mim um MENTOR. Este prémio proporcionou-me um momento ZEN. Espero que sirva para dar a conhecer a mais pessoas os vinhos DONA MARIA. Muito obrigada a todos pelo vosso carinho.» (Sandra Gonçalves)

 

Melhor Vinho Fortificado – Blandy’s, Malmsey, 1985, Madeira (colheita) DOC

«No ano em que a minha família celebra 200 anos de história, é para nós um incentivo ver reconhecida a nossa contínua aposta na produção de Vinhos Madeira de excelência, que contribuem para promover o nome da Madeira e Portugal entre as grandes regiões de vinho do Mundo. O reconhecimento do Blandy’s Malmsey 1985 com o prémio de vinho fortificado do ano pelos Prémios W 2010 é para nós um motivo de satisfação e orgulho, que premeia o trabalho do nosso enólogo Francisco Albuquerque e da sua equipa. Agradeço ao Aníbal Coutinho este prémio, e desejo grande sucesso a este novo projecto.» (Chris Blandy)

 

Melhor Produtor de Vinhos Fortificados – The Fladgate Partnership

«A The Fladgate Partnership é o grupo familiar, totalmente independente onde as casas produtoras de vinho do Porto, Taylor’s, Fonseca e Croft, mantêm a sua própria identidade. Algumas destas empresas completaram já o seu tricentenário sendo os seus vinhos, com frequência, alvo dos mais elogiosos comentários da crítica especializada e obtendo pontuações muito elevadas. É com regozijo e grande satisfação que recebemos a notícia de que a The Fladgate Partnership foi eleita o MELHOR PRODUTOR DE VINHOS FORTIFICADOS, dos prémios W 2010, tornando-se na escolha w-anibal.

Trabalhamos com afinco pela notoriedade daquele que consideramos ser um dos melhores vinhos do mundo, o vinho do Porto. Investimos fortemente na viticultura e enologia, e com uma empenhada distribuição procuramos fazer chegar este vinho único aos quatro cantos do mundo. Ultimamente o enoturismo tem ganho muita visibilidade. Não sendo, contudo, este um campo novo para o grupo, pois as suas caves Taylor’s e Croft e a Quinta do Panascal estão abertas para visitas há várias décadas e são já referências incontornáveis no turismo vínico.

A The Fladgate Partnership, consciente desta nova ferramenta que é o enoturismo e da sua importância tomou a decisão de construir o primeiro hotel vínico português – o The Yeatman – e com ele pretende colocar o Porto na rota do turismo vínico de excelência a nível mundial. Congratulamo-nos com atribuição deste honroso prémio, que representa o reconhecimento do nosso trabalho e nos motiva para continuar no caminho da excelência e a dedicar todos os nossos esforços à produção de vinho do Porto de qualidade.» (Adrian Bridge)

 

Enólogo do Ano – João Ramos Portugal

«Este prémio representa o reconhecimento do trabalho dedicado ao longo dos anos e é a prova que vale a pena continuar a acreditar no negócio do vinho, pela sua criatividade, diversidade e uma enorme vontade de todos os anos querer fazer melhor.» (João Ramos)