PRÉMIOS W 2011

Os Prémios W abrem janelas sobre o trabalho de excelência da fileira do vinho que, sendo crescente em Portugal, passa discreto ao lado da informação mais cinzentona mas mediática. A difícil tarefa de selecção e premiação só se justifica se este escrutínio for aceite de modo construtivo e inspirador: todos os nomeados são vencedores e verdadeiros faróis na árdua luta por um lugar destacado do vinho português no mercado global.

Que a inspiração chegue aos nossos governantes: ao contrário dos investimentos em multinacionais; à semelhança do rico filão nacional das energias renováveis, a fileira do vinho não é deslocalizável e tem um impacto amplo e umbilical em toda a sociedade portuguesa, cruzando os tempos e as várias dimensões da economia que marcam e diferenciam o nosso modo de vida, tornando Portugal apetecível.

Aníbal Coutinho, Enólogo, Crítico de Vinhos

LISTA DE VENCEDORES

  • Melhor Indicação Geográfica Protegida (Vinho Regional) – Tejo
  • Melhor Denominação de Origem Protegida (DOC) – DO Setúbal
  • Melhor Enoturismo sem Estadia – Herdade do Rocim, Cuba
  • Melhor Enoturismo com Estadia – The Yeatman, Vila Nova de Gaia
  • Melhor Serviço de Vinhos em Restaurante de Rua – Vinho em Qualquer Circunstância, Batalha
  • Melhor Serviço de Vinhos em Restaurante Integrado – Ocean, Vila Vita, Lagoa
  • Melhor Produtor de Vinhos Tranquilos (Vinho Diário) – Aveleda Vinhos
  • Melhor Produtor de Vinhos Tranquilos (Vinho de Calendário) – Sogrape Vinhos
  • Melhor Produtor de Vinhos Fortificados – Madeira Wine Company
  • Melhor Produtor de Vinhos Efervescentes – Caves do Solar de São Domingos
  • Melhor Vinho Tranquilo Branco – Soalheiro, Primeiras Vinhas, Alvarinho, DO Vinho Verde (Monção e Melgaço) 2010
  • Melhor Vinho Tranquilo Rosé – Quinta do Perdigão, Reserva, DO Dão, 2010
  • Melhor Vinho Tranquilo Tinto – Quinta do Vale Meão, DO Douro, 2009
  • Melhor Vinho Fortificado – Blandy’s, Terrantez, DO Madeira, 1976
  • Jovem Enólogo do Ano – Nelson Rolo (Ervideira)
  • Enólogo do Ano – Miguel Pessanha (Sogrape)
  • Acontecimento do Ano – www.enologoonline.continente.pt
  • Personalidade do Ano – Assunção Cristas (Ministra da Agricultura)

NEWSLETTER ESPECIAL

COMENTÁRIOS

Melhor Indicação Geográfica Protegida (Vinho Regional) – Tejo

«Para a CVR Tejo é um grande orgulho ter sido a nossa  Indicação Geográfica  novamente a preferida do Eng. Aníbal Coutinho. Bem haja pela sua selecção. Só esperamos continuar a merecer a sua distinção.» (José Gaspar)

 

Melhor Enoturismo sem Estadia – A Herdade do Rocim

«Foi com muita honra, e acrescido sentido de responsabilidade, que a “Herdade do Rocim” recebeu esta distinção da parte daquele que é, não só um amigo, mas, principalmente, o mais conceituado e influente enólogo, crítico e jornalista de vinhos nacional – Aníbal Coutinho.» (Catarina Vieira)

 

Melhor Enoturismo com Estadia- O The Yeatman, Vila Nova de Gaia

«É com enorme orgulho que o The Yeatman recebe este prémio de Melhor Enoturismo com Estadia. O hotel tem focado o seu trabalho no sentido de proporcionar experiências inesquecíveis aos clientes, contemplando sempre as várias áreas ligadas ao vinho. Quem visita o The Yeatman pode experimentar vinhos extraordinários, nacionais e internacionais, deliciar-se com a melhor gastronomia, premiada com um Estrela Michelin, envolver-se na zona histórica das caves do vinho do Porto, perder-se nos corredores do hotel repletos de imagens e curiosidades vinícolas, usufruir do Spa Vinothérapie Caudalie e conhecer a garrafeira com capacidade para mais de 25.000 garrafas. A estadia no The Yeatman é de facto uma experiência vínica inigualável em Portugal.» (Beatriz Machado)

 

Melhor Serviço de Vinhos em Restaurante de Rua – O Vinho em Qualquer Circunstância

«Esta foi para nós uma distinção importantíssima e a melhor retribuição que se pode ter por um trabalho que tentamos realizar com todo o rigor e com muita dedicação.
O reconhecimento por parte de críticos, enólogos e profissionais como Aníbal Coutinho são para nós de um valor extremo e que esperamos chegue também aos nossos Clientes, a quem agradecemos em primeira mão pela preferência que nos têm dado.» (Goretti Coelho)

 

Melhor Produtor de Vinhos Tranquilos (Vinho Diário) – Aveleda Vinhos

«Foi com grande satisfação que recebemos o prémio atribuído na categoria “Melhor Produtor de Vinhos Tranquilos (Vinho Diário)”.
O reconhecimento do nosso trabalho é, para todos na Aveleda, muito gratificante e impele-nos a procurar ir sempre mais além, aliando tradição, inovação e, acima de tudo, uma grande paixão por aquilo que fazemos.
Agradecemos ao Aníbal Coutinho este prémio bem como o trabalho que vem desenvolvendo em prol dos vinhos portugueses.» (Martim Guedes)

 

Melhor Produtor de Vinhos Efervescentes – As Caves do Solar de São Domingos

«Um magnífico presente no ano que se celebra 75 anos de existência das Caves São Domingos.
Estamos muito satisfeitos por vermos reconhecido o trabalho desenvolvido nos últimos anos na SÃO DOMNGOS.
Agradecemos a distinção e prometemos continuar a trabalhar para dignificar os vinhos de Portugal e a Bairrada em particular.» (Alexandrino Amorim)

 

Melhor Vinho Tranquilo Branco – Soalheiro, Primeiras Vinhas, Alvarinho, DO Vinho Verde (Monção e Melgaço), 2010

«A casta Alvarinho foi desde os anos setenta com a plantação da primeira vinha o sentir da nossa família, pelo que este prémio W 2011 atribuído ao vinho dessas vinhas tem para nós uma valorização especial.
Reconhecemos cada vez mais a necessidade de respeitar o património de cada vinha e comprometemo-nos a continuar a procurar as diferentes potencialidades da casta Alvarinho no microclima em que estamos inseridos.» (Luis Cerdeira)

 

Melhor Vinho Tranquilo Rosé – Quinta do Perdigão, Reserva, DO Dão, 2010

«Estou emocionado e suspenso no ar, sem virgulas entre o se tivesse nascido ou morrido! Em quinze anos de obstinação pelo tinto do terroire da touriga, com o “maldito vinho cor de rosa” já tínhamos sido o melhor de Portugal no Brasil, entre os cinco melhores do mundo na opinião do Jorge Lucky, diário económico de São Paulo, três vezes o melhor na Noruega e quatro vezes o melhor do Dão. Este ano é a segunda nomeação W consecutiva e hoje, o “Melhor…”. Trás felicidade a todos saber que tal prémio resultou de mais uma prova cega, promovida por um homem W, culto e com opinião.» (José Perdigão)

 

Melhor Vinho Tranquilo Tinto – Quinta do Vale Meão, DO Douro, 2009

«Foi com muita alegria e orgulho que recebi a notícia da sua escolha do Quinta do Vale Meão 2009 como o Melhor do Ano.
Este é mais um valioso prémio para os esforços que o meu filho Francisco e a sua equipa vem fazendo desde 1999 no sentido de  compreender o potencial de qualidade das nossas vinhas por forma a extrair delas o melhor resultado.
Isso implica entre outras coisas resistir á tentação de quantidade e só lançar no mercado os  vinhos que plenamente nos satisfazem. Uma das consequências desta atitude foi concentrar a nossa atenção em apenas dois vinhos – Quinta do Vale Meão e Meandro – ambos resultantes de lotes da várias castas, mas sempre com uma forte presença da Touriga Nacional.
Ter mantido ao longo de doze anos esta estratégia  privou-nos talvez do impacto mediático que resultaria do frequente lançamento de “novidades” , mas certamente ajudou a construir para os nossos vinhos uma imagem de fiabilidade, consistência e tipicidade que, julgo eu, está na base do seu sucesso.» (Francisco Olazabal)

 

Jovem Enólogo do Ano – Nelson Rolo (Ervideira)

«Foi com grande surpresa e satisfação que vi o anuncio dos premiados em “directo”, na gala mais ecológica de sempre, e claro  fiquei muito contente quando vi o meu nome nos premiados de uma categoria.
Qualquer um dos “finalistas” da minha categoria, de Jovem, eram sérios  candidatos deste prémio , todos responsáveis pela produção de Excelentes Vinhos.
É uma honra ser premiado na categoria de Jovem Enólogo, sobretudo quando é atribuido por um Grande Critico e Colega Enólogo. É o reconhecimento de um bom trabalho que se tem vindo a desenvolver na Ervideira, por uma grande equipa, mas também um incentivo para o futuro.
Agradeço toda a confiança depositada pela famila Ervideira, em especial ao Duarte Leal da Costa, ao trabalho da equipa de Enologia, e a todos os consumidores dos nossos Vinhos.» (Nelson Rolo)

 

Personalidade do Ano – Assunção Cristas

«É uma grande honra para mim ser premiada com o Prémio W’11 para o sector vitivinícola na categoria de Personalidade do Ano. Certamente haveria personalidades nomeadas que igualmente mereceriam este reconhecimento.

Gostaria de salientar o interesse estratégico do sector vitivinícola para Portugal. Portugal tem vinhos de excelente qualidade e está posicionado como um polo de convergência do Saber, cultivando valores ancestrais e investindo nas mais sofisticadas técnicas.

Para 2012 conseguiu-se a manutenção do IVA a 13% o que, como já tive oportunidade de referir anteriormente, é uma medida fundamental para dar músculo às empresas. Em Portugal existem cerca de 200 mil explorações e 30.000 produtores de vinho que exportam aproximadamente 30% da sua produção tendo este indicador, em 2011, registado um crescimento de 12% em volume e 4% em valor.

Desta forma, estou convencida de que o sector vitivinícola pode contribuir muito para Portugal sair da crise. A aposta do nosso país neste sector permitirá fomentar a internacionalização dos nossos vinhos e reforçar a imagem e o prestígio do nosso Portugal vitivinícola.

Agradeço sinceramente  o reconhecimento e tudo farei para dele ser sempre merecedora.» (Assunção Cristas)